O que é um site institucional e como fazer um

Nesta era digital, ter um site institucional é um componente crucial de qualquer negócio ou marca, já que é com ele que novas vendas podem ser conquistadas. 

O design e a funcionalidade de um site, bem como sua aparência geral e facilidade de uso, podem fazer um negócio prosperar ou fazer com que ele fracasse. 

Portanto, criar um site de qualidade é fundamental. E a criação de sites funcionais e esteticamente agradáveis não é mais apenas para profissionais. 

Há uma variedade de recursos úteis que permitem que até mesmo o proprietário de uma empresa não tão experiente em tecnologia crie um site. 

Essas ferramentas, com os construtores de sites, por exemplo,  podem ajudá-lo a tornar seu site sofisticado, intuitivo e acolhedor.

Claro, fazer o site é apenas metade do trabalho. Para que ele seja eficaz, deve ser amigável, fácil de navegar e parecer profissional. 

Continue a leitura e confira algumas dicas importantes para criar um site profissional para conquistar mais clientes para o seu negócio! 

Dicas para criar um site institucional

Aqui estão algumas dicas que te ajudarão a criar um site de qualidade, que é capaz não somente de atrair usuários como conquistar clientes. 

1. Preocupe-se com o tempo de carregamento das páginas

Os usuários da internet têm pouca paciência. Portanto, é crucial que seu site carregue rapidamente. Quando aparece nos resultados de pesquisa, os usuários devem poder interagir com sua página instantaneamente. 

Aqui estão alguns fatores importantes que você deve se preocupar. 

  • Certifique-se de que sua página inicial seja carregada em segundos. Se sua página não carregar em três segundos, você provavelmente perderá grande parte de seus visitantes. E o pior de tudo é que provavelmente você não terá a chance de capturar esses usuários no futuro. 
  • É importante testar as funções do site e garantir que a movimentação pelas suas páginas seja perfeita e rápida. Aguardar o carregamento das páginas pode tornar o uso do seu site frustrante. 

2. Tenha uma mensagem clara

Os visitantes de um site desejam encontrar as informações de que precisam o mais rápido possível. Antes de começar o design do site, é importante ter um plano em prática. 

Considere para que finalidade o site servirá e quais informações são as mais importantes. Tenha atenção aos seguintes detalhes: 

  • A página de destino do site deve indicar claramente sobre o que é o site e apresentar um layout claro para encontrar outras informações necessárias.
  • Um menu principal e uma barra de pesquisa devem ser facilmente encontrados em sua página inicial.
  • Torne-o acolhedor e fácil para os usuários mergulharem em seu conteúdo.
  • Evite enterrar a mensagem principal ou função do site.
  • Imagens, gráficos e vídeos volumosos podem prejudicar a funcionalidade do site, especialmente na primeira página.
  • Mantenha as coisas limpas e nítidas para não sobrecarregar os olhos dos navegadores. Ser superestimulado pode fazer com que os usuários abandonem sua página.
  • Pense na jornada dos visitantes, o que eles estão procurando e por que estão visitando o site. Projete o site em torno dessa jornada do usuário. 
  • Certifique-se de usar uma linguagem clara que transmita os pontos principais de maneira prática. Evite usar jargões que possam impedir que o site realmente se destaque. 

3. Foque no SEO

Um site institucional e funcional não é apenas uma ótima ferramenta de marketing se puder ser encontrado. 

É aí que entra uma boa estratégia de otimização de mecanismos de busca. Na verdade, a estratégia de SEO é um grande foco de mais de 60% das empresas em todo o mundo.

Dito isso, aqui vão algumas dicas para que você aplique as técnicas de SEO. 

  • Antes de desenhar o layout do site, ou escrever o conteúdo, pense na estratégia de SEO que será utilizada.
  • Certifique-se de usar títulos e cabeçalhos que sejam fortes em SEO e meta descrições sempre que possível.
  • Novamente, é fundamental certificar-se de que a página inicial e todas as outras páginas sejam carregadas rapidamente. Tempos de carregamento lentos podem afetar o SEO, deixando o site perdido nos resultados de pesquisa de classificação mais baixa. Seus esforços de SEO podem ser perdidos se você tiver uma página com carregamento lento. 
  • Você também pode usar vídeos em sua página inicial para melhorar o tráfego do seu site. 

Existem muitas variáveis ​​que podem afetar a velocidade de carregamento, incluindo design, programação e imagens. Tudo isso deve ser considerado ao projetar e desenvolver o seu site. 

Conclusão

Os sites são uma ferramenta de marketing necessária para todas as empresas. Bem projetados, eles podem funcionar de forma econômica para gerar novos leads e aumentar o envolvimento do cliente.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e, caso tenha alguma dúvidas sobre como criar o seu site, procure pela ajuda de um profissional capacitado para realizar esse tipo de trabalho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.