Quais as diferenças das lentes de máquinas fotográficas profissionais?

Você provavelmente já ouviu falar que o segredo para tirar foto profissional de alta qualidade é a experiência do fotógrafo, não a câmera. Isso realmente é verdade, até certo ponto.

Muitos fotógrafos conseguem realizar ótimos trabalhos utilizando apenas um tipo de lente. No entanto, na maioria das vezes, é importante investir em diferentes lentes para que melhor a qualidade das suas fotos, de acordo com cada situação. 

Portanto, a lente do kit que veio com a câmera quando você a comprou pode ser suficiente por algum tempo. Porém, eventualmente você começará a sonhar com maiores desafios que exigem diferentes tipos de lentes. 

Esteja você procurando expandir seu kit de equipamentos ou simplesmente se perguntando qual é a melhor lente para o seu nicho de fotografia, você veio ao lugar certo. 

Neste artigo, falaremos sobre as diferenças dos principais tipos de lentes de máquinas fotográficas profissionais. Boa leitura! 

Tipos de lentes de câmeras

Aqui está uma lista com os principais tipos de lentes de câmera utilizadas para tirar fotos profissionais. 

1. Lentes padrão

As lentes padrão têm uma distância focal de médio alcance, geralmente entre 35 mm e 85 mm. Essas lentes oferecem uma representação bastante precisa do que o olho humano vê, tanto em termos de ângulo visual quanto de perspectiva. 

Como resultado, as imagens são percebidas como mais naturais do que aquelas tiradas com outros tipos de lentes de câmera.

Também conhecidas como “lentes normais”, seu ponto de vista humano é especialmente valioso em projetos documentais, como fotografia de rua, retrato e viagem.

Além desses gêneros, essa lente é considerada uma lente padrão que todo fotógrafo profissional deve ter em seu equipamento. 

2. Lentes de teleobjetiva

As lentes teleobjetivas têm distâncias focais longas, a partir de 85 mm, e permitem fotografar à distância graças à sua ampliação. 

Elas são significativamente mais pesadas e maiores do que outros tipos de lentes e, na maioria das vezes, exigem o uso de acessórios de câmera, como tripés.

Como a profundidade de campo é inversamente proporcional à distância focal, essas lentes produzem inerentemente planos focais muito estreitos. 

Isso torna as teleobjetivas curtas (85 mm a 135 mm) especialmente úteis para fotografia de retrato, pois o fundo parece completamente desfocado. 

Em outros tipos de fotografia, eles oferecem a capacidade de tirar fotos de perto a uma distância significativa. É isso que torna essas lentes tão populares entre uma variedade de campos, como esportes e fotografia de natureza. 

3. Lentes grande angular

Lentes grande angulares são aquelas com distância focal curta, geralmente variando de 14 a 35mm. O campo de visão mais amplo permite capturar mais da cena em uma única exposição. 

Por causa disso, as lentes grande angulares são particularmente populares na fotografia de arquitetura e paisagem. 

Outra das principais características desses tipos de lentes de câmera é a capacidade de criar uma grande profundidade de campo. 

Isso permite que o fotógrafo capture fotos em que a maior parte da cena é nítida. No lado negativo, quanto menor a distância focal, mais distorção você verá em suas imagens. 

Embora você possa usar um software de edição de fotos gratuito para corrigir esse problema, é recomendável evitar colocar elementos próximos ao quadro para minimizar os danos.

4. Lentes de olho de peixe

As lentes olho de peixe são ultra grande angulares com uma distância focal entre 4 mm a 14 mm. Elas são mais comumente usadas ​​em fotografia abstrata, pois seu mapeamento exclusivo dá à imagem uma aparência que distorce as linhas retas. 

As distâncias focais mais baixas podem resultar em imagens circulares que fornecem uma visão de 180°.

Como você deve ter adivinhado, seu nome vem de sua semelhança com os olhos de peixe. Você pode ver no elemento frontal da lente que ela se inclina para a frente para oferecer uma visão panorâmica. 

Embora a singularidade desse tipo de lente de câmera torne-as inadequadas para a maioria das fotos, elas são uma ferramenta maravilhosa para dar vida às suas ideias criativas de fotografia. 

Conclusão

Se você está pensando em começar a trabalhar com fotografia, é importante ter conhecimento sobre quais são os principais tipos de lentes de câmeras.

Neste artigo, você soube mais sobre o assunto e agora está na hora de escolher quais são os tipos de lentes que utilizará para realizar os seus trabalhos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.