Águas de Lindoia: Descubra os Pontos Turísticos e as Maravilhas Desse Lugar Incrível

Quem mora nas grandes metrópoles, como São Paulo, por exemplo, às vezes só quer aproveitar um feriado ou final de semana para dar aquela pausa e tentar relaxar longe do estresse e do transito caótico. A poucas horas da capital paulista, Águas de Lindoia pode ser uma excelente opção para recarregar as energias e descansar por alguns dias.

Por ter acesso facilitado, a cerca de 160 km de São Paulo, a cidade costuma ficar repleta de visitantes nos feriados prolongados e o numero de habitante de mais de dezoito mil pessoas chega a duplicar nessas datas.

Os turistas que frequentam Águas de Lindoia, em sua grande maioria, são da capital paulista e muitos se aventuram em meio à estrada e o pouco prazo de tempo para descansar com o intuito de aproveitar toda a estrutura da charmosa cidade, como as diversas opções de lazer nas famosas fontes de água mineral.

Entre os vários atrativos da cidade, é possível destacar o Balneário Municipal, onde há a possibilidade de se aproveitar os banhos de imersão e os tratamentos com argila. Alem disso também é possível desfrutar de um banho de piscina em um lugar tranquilo e aconchegante.

Outra atração que desperta interesse dos visitantes na cidade é a Represa do Cavalinho Branco, onde é possível se deparar com uma ótima ciclovia e pontos para locação de cavalos. Os moradores da região também costumam bater cartão por lá!

Para quem gosta de tirar um tempinho para fazer algumas compras, há a disposição uma grande variedade de lojas focadas na venda de artigos de couro e também de malhas.

Cuidar da saúde também é possível na cidade. Isso por conta de todos os recursos terapêuticos que as águas da região possuem. Algo comprovado a muitos e muito anos que permanece até os dias de hoje.

Nesse artigo iremos explorar tudo que Águas de Lindoia poderá trazer de bom para os seus dias de descanso!

Vamos conhecer um pouco mais sobre a cidade de Água de Lindoia?

Img: https://g1.globo.com/

Vizinha das cidades de Serra negra, Amparo e Socorro, Águas de Lindoia está localizada na região chamada por Circuito das Águas Paulistas.

Por ser uma estância hidromineral Águas de Lindoia tornou-se um forte polo turístico da região interiorana de São Paulo onde é possível se deparar com diversos atrativos culturais, e claro, muito lazer. Além disso, a cidade conta com uma estrutura hoteleira bem ampla, com diversas opções de hotéis e também pousadas preparada para atender o público turista.

Ainda sobre a hospedagem na cidade, há uma particularidade que merece destaque. A região possui uma grande rede de hotéis com ampla capacidade de acomodar diversos hospedes, onde é possível ter acesso a uma excelente infraestrutura de eventos e atividades de lazer. Por esse motivo, os congressos e feiras direcionados para negócios são muito recorrentes na cidade.

Grande parte das pessoas que decidem passar alguns dias por lá, procuram esse destino principalmente por conta do seu clima extremamente saudável e também devido a oportunidade de poderem se tratar no balneário da região.

Esse local fica situado em uma altitude de aproximadamente 945 metros, considerando o seu ponto mais alto de até 1400 metros de altitude no Morro Pelado.

As delícias gastronômicas de Águas de Lindoia

Em Águas de Lindoia os turistas podem desfrutar de diversas opções de restaurantes com cardápios variados – inclusive dentro da própria hospedagem.

Entre os pratos com maior fama está o leitão à pururuca, comidinha caseira feita especialmente no fogão à lenha e como acompanhamento uma farofa de.

As pousadas da região também servem as tradicionais comidas caseiras e em seus ambientes aconchegantes transformam o ato das refeições em um momento especial e acolhedor.

As atrações da cidade garantem a diversão dos turistas

Em Águas de Lindoia os visitantes encontram vários pontos turísticos que atendem as expectativas da maioria das pessoas que chegam na região.

Confira a seguir alguns pontos em Águas de Lindoia que você precisa conhecer

Img: https://www.feriasbrasil.com.br/sp/aguasdelindoia/morropelado.cfm

 Igreja Nossa Senhora das Graças: Esse é um patrimônio histórico da cidade e fica próxima ao balneário. A Igreja foi construída a partir do ano de 1918, já a sua torre foi erguida no ano de 1927. Reconhecida como a padroeira da Cidade, o dia comemorativo é sempre em 2 de julho, juntamente com o aniversário de fundação da Cidade.

• Bosque Municipal “Zequinha de Abreu”: O Bosque fica situado na Praça Dr. Francisco Tozzi, bem em frente ao Balneário. O local possui uma linda alameda arborizada, por onde corre um riacho em toda a sua extensão. Suas escadas são geralmente usadas na realização de feiras de artesanato, malhas e artigos de couro.

• Morro do Cruzeiro: Localizado a somente 2 km do centro, o local oferece uma ótima visão panorâmica de toda a cidade e de lá é possível se avistar cidades vizinhas. O local é perfeito para respirar o ar puro e fazer fotos incríveis junto do Cristo.

• Praça Adhemar de Barros: Essa praça foi projetada por ninguém mais do que o famoso Burle Marx e possui uma extensa área verde – Ideal para se fazer caminhadas. O local ainda comporta o ponto dos trenzinho turísticos, carrinhos (por meio de propulsão humana) para crianças, charretes, além dos pedalinhos no lago. Pertinho do ponto de charretes ocorre a Feira de Artes e Artesanato de Águas de Lindoia que é ativa apenas nos finais de semana. Outro ponto forte é a belíssima fonte luminosa e sonora que é ativada no período da noite!

• Morro Pelado: O Morro Pelado é famoso na região e possui uma altitude de 1.400 metros. Ele fica localizado a 4 km do centro da cidade, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo. De lá é possível conferir uma visão panorâmica de todos os pontos da região, além de também possuir uma plataforma de voo livre de asa delta.

• Circuito das Montanhas: Com um percurso de 8 km, o passeio se inicia na Represa Cavalinho Branco e passa pelo Recanto dos Nefelibatas, Morro Pelado, Bairro dos Coutos, Bairro do Brejal, chegando finalmente no Vacance Hotel. A caminhada pode ser realizada a pé, de cavalo, charretes ou até mesmo automóvel.

• Gruta Nossa Senhora de Fátima: A gruta fica situada aos fundos da Prefeitura Municipal e oferece ao turista outra fonte da água pura mineral. Nesse local, muitos católicos fiéis também aproveitam para realizar as suas preces.

Viajar para Águas de Lindoia é tudo de bom!

Independente dos motivos que levem você até a cidade, certamente o que não faltarão serão os benefícios e versatilidade que poderão tornar sua estádia por lá única e inesquecível.
Além de aproveitar uns dias de folga em meio à natureza e a todas as possibilidades de lazer disponíveis, os visitantes voltam de lá muito mais felizes e repletos de boas energias – o que torna as lembranças ainda mais fortes e inesquecíveis.
Diante de todos os pontos positivos, atrelar passeios tranquilos e repletos de atividades divertidas para toda a família, recorrer aos tipos de tratamento disponíveis nas águas quentes da região é o ponto alto durante a permanência de qualquer pessoa.

Imagine aproveitar alguns dias de sol com a sua família, fazendo passeios descontraídos, descansar em meios as paisagens e clima amistoso e ainda cuidar da saúde? Nada mais prazeroso, não é mesmo?

Portanto, ao escolher um roteiro para os seus dias de folga, leve em consideração a cidade de Águas de Lindoia, e permita-se surpreender com toda a estrutura confortável, acesso facilitado, boa gastronomia e hospedagem, e aproveite para sair de corpo e alma renovados! A garantia de dias perfeitos será um fato!

Conheça os benefícios das águas

Logo que um visitante chega à cidade em busca das famosas fontes de águas mornas e terapêuticas, descobre que o bem estar vai muito além do que muitos relatam. O charme europeu e a tranquilidade por si só já atraem ótimos benefícios a todos que passam por lá!

Como é de conhecimento geral, hoje nós vivemos em uma constante rotina estressante e apressada e cada vez mais as pessoas recorrem a lugares como Águas de Lindoia com a finalidade de explorar ao máximo as famosas propriedades restauradoras do local que são capazes de combater os sintomas do estresse e também a fadiga.
E é justamente no Balneário Municipal que ficam concentradas às aguas mornas e radioativas. Seus efeitos medicinais contribuem para amenizar o estresse e diversas outras doenças, agregando muito mais bem estar mental e físico.

Por meio de suas piscinas de água radioativas, massagens de ervas aromáticas, banhos de sais, tratamentos de caráter estético, lazer e esporte, Águas de Lindoia consegue atrair um grande número de pessoas de todos os perfis e idades, com o intuito de passar dias agradáveis e repletos de boas energias.

Para se ter uma melhor ideia, vale destacar que os poderes das águas da região já era reconhecido no inicio do milênio em 1700, quando o local ainda era chamado de Terra das Águas Quentes pelos tropeiros e bandeirantes.

Mas quem se surpreendeu de fato com o poder curativos dessas águas foi um médico Italiano, o Doutor Francisco Antônio Tozzi, em 1900. O médico ficou impressionado com a cura de um eczema na perna de seu tio após o inicio de um tratamento sob as águas.

Após muitas pesquisas, finalmente o balneário foi construído em 1954, com isso a cidade passou a ser amplamente reconhecida (até mesmo internacionalmente) pelo potencial de cura da prática de hidroterapia.

Por meio de uma reserva prévia, na Fábrica de Cosméticos do Doutor Tozzi foi possível se ter conhecimento do processo de fabricação artesanal e posteriormente também poder ter acesso aos produtos, tais como sabonetes, sais de banho, loção hidratante, shampoos e os famosos óleos para massagem. Os sabonetes de glicerina utilizam até os dias de hoje a centenária fórmula original do fundador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.